Análise no simulador do efeito estufa
Análise no simulador do efeito estufa
O que é ensinado pelo simulador:
O simulador funciona como um instrumento interativo, semelhante a um jogo de ciências, onde se pode experimentar na prática o funcionamento do efeito estufa. Ele é composto por três seções principais, onde é possível manipular os elementos e observar o que ocorre com a temperatura terrestre e a quantidade de calor que se acumula.
Camadas de vidro:
Você insere "vidros" no ambiente virtual e observa a temperatura aumentar. Os fotões amarelos simbolizam a luz solar que se propaga através dos vidros até atingir a superfície. Os raios vermelhos representam o calor que é irradiado para cima e é parcialmente bloqueado pelos vidros, voltando para dentro e aquecendo tudo mais rapidamente. Como quando estacionamos o veículo ao ar livre: o vidro permite a entrada do calor, mas não permite sua saída facilmente.
Efeito estufa:
Absorção de fótons:
Você seleciona moléculas (como CO2, CH4, H2O) e aponta os fótons (na faixa visível ou no infravermelho próximo). Se os fotões fazem as moléculas vibrarem com a radiação IR, isso indica que essa molécula absorve calor e o devolve, ou seja, é um gás de estufa. Isso explica por que o CO2 e o metano aquecem mais o planeta: eles absorvem calor e elevam a temperatura do ar.
Já conhecia esse simulador? Se não, aqui está um link de como usar e tirar suas próprias conclusões!
Giovanna



Comentários
Postar um comentário